Não adianta apressar o Inverno porque queremos as cores da Primavera.
— Fernandes, 2016
 

A adolescência é um período de mudança: já não somos crianças, ainda não somos adultos. Mudança que implica crise, mas também oportunidades; em que se consolida a identidade pessoal, se faz a escolha de valores e desenvolvimento de ideais.

No entanto, na sociedade atual muitos jovens têm o sentimento de ausência de um futuro promissor, com sentimentos de depressão e revolta. A terapia com adolescentes pretende apoiá-los no seu processo de autoconhecimento, aumentando a sua capacidade de refletir sobre e desenvolver os seus talentos e competências, desejos e projetos próprios.

Alguns motivos para marcar uma consulta

  • Comportamentos compulsivos;

  • Tristeza constante;

  • Relações conturbadas com os amigos;

  • Vivência de períodos angustiantes ou ansiosos persistentes;

  • Problemas alimentares ou do sono;

  • Automutilações e ideias de suicídio;

  • Tendências agressivas;

  • Tendência para o isolamento;

  • Sentimento de inferioridade.

Benefícios das psicoterapias com adolescentes

  • Encorajá-los a pensar sobre os seus problemas e dificuldades, descobrindo colaborativamente soluções possíveis para os mesmos.

  • Possibilitar auto-descoberta  e permitir que o jovem se sinta verdadeiramente notado pelo aquilo que genuinamente é, permitindo reencontrar-se, retomar a sua vida e iniciar o seu projeto.

Como funciona a psicoterapia com adolescentes?

  • Primeira sessão: O psicoterapeuta explora o motivo pelo qual o adolescente ou os pais marcaram a consulta, procurando conhecer em linhas gerais a sua história de vida, a forma como se relaciona com os outros e as principais preocupações.

  • Consultas de observação:  Habitualmente 4 a 5 entrevistas com o adolescente e os pais para investigar o funcionamento psíquico do adolescente e conhecer a dinâmica individual e familiar, assegurando uma base para o plano terapêutico a propor.

  • Devolução de resultados: É partilhado o plano terapêutico com o jovem. O prognóstico será tão mais positivo quanto maiores forem a capacidade do mesmo se interessar pelo seu mundo interno e a mobilização dos pais para o ajudar.

  • Sessões de Psicoterapia: O trabalho com os adolescentes é normalmente desenvolvido através da conversa e questionamento, mas pode também passar pela proposta de alguns exercícios práticos ou jogos que facilitem a expressão emocional.

O que esperar do psicoterapeuta com o adolescente?

O papel do psicoterapeuta com o adolescente é facilitar a expressão emocional, acreditando na capacidade do mesmo em amar, lutar, descobrir, entender-se e entender os outros.

Alguém que proporciona um ambiente de segurança, respeito e inteligência, na qual o jovem pode explorar e identificar novas maneiras de pensar, sentir e comportar-se; sem julgamentos de valor ou expectativas que se sobreponham às suas necessidades.

Quem participa?

Embora os pais possam participar nas primeiras sessões, contribuindo com informação muito importante para compreender a história de vida do adolescente, a psicoterapia é desenvolvida sobretudo com o paciente, podendo ser feitos pontos de situação com os pais, na presença ou ausência daquele, mas sempre com o seu acordo prévio e salvaguardando os detalhes da confidencialidade.

Qual a duração das sessões?

As consultas têm a duração de 45 a 50 minutos.

Quanto tempo dura a psicoterapia com adolescentes?

A duração da psicoterapia com adolescentes é muito variável. É diferente em função da problemática em causa, do perfil psicológico do jovem, da velocidade com que conseguimos identificar a origem do bloqueio, e da facilidade de integração de novas estratégias pelo próprio e pelo meio familiar que o sustenta.