Em que consiste
A Avaliação Psicológica do adulto pressupõe a definição de um plano cuidadoso e o estabelecimento de uma metodologia apropriada ao objetivo/ pedido. O adulto só será submetido a uma situação de teste com o seu prévio consentimento e colaboração, sendo devidamente informado quanto à natureza e aos objetivos da mesma.
O processo de Avaliação Psicológica implica um número de consultas variável mas limitado (6 a 8, na maioria dos casos), nas quais é realizada uma entrevista clínica e são aplicados testes e provas psicológicas, cujo objetivo final é a elaboração de um relatório de avaliação psicológica.
Avaliações Psicológicas
Análise das competências cognitivas;
Análise da personalidade e do funcionamento psicológico;
Despiste perante suspeita de psicopatologia (ansiosa, depressiva ou outra);
Avaliação de capacidades de atenção e mnésicas;
Perícias de personalidade em contexto médico legal.
Fases do Processo
Entrevista Clínica (1 a 2 sessões): Implica uma conversa para recolher informações sobre o objetivo/pedido da avaliação psicológica, os dados da história de vida relevantes para o processo de avaliação (vida afetiva, familiar, profissional, etc) e compreensão da história psicológica e médica caso seja relevante.
Seleção e Aplicação de Instrumentos (3 a 4 sessões): A partir da entrevista clínica, irão ser escolhidos os instrumentos a aplicar.
Análise e interpretação dos resultados: É o período em que o psicólogo analisa os resultados obtidos e formula as conclusões redigindo o relatório de avaliação psicológica. Não implica a presença física do adulto, e tem a duração mínima de duas semanas.
Entrega do relatório (1 sessão): Há uma sessão reservada para a entrega e leitura do relatório, explicando as conclusões do processo avaliativo e esclarecendo todas as dúvidas que surjam. O objetivo do relatório de avaliação psicológica é veicular informação clara, percetível, global, estritamente necessária para o propósito do pedido e não demasiado técnica, evitando a possibilidade de interpretações erradas.