Em que consiste

Muitas vezes os adolescentes têm dificuldade em traduzir verbalmente um mal-estar que é comunicado através de comportamentos ou sintomas somáticos mais ou menos expressivos, exuberantes ou violentos.

A avaliação psicológica do adolescente surge quando existe uma preocupação do mesmo, dos pais ou do contexto educativo sobre o seu estado mental e é necessário identificar qual a problemática dominante. Permite analisar o funcionamento psíquico do adolescente tendo em conta a sua personalidade e situação atual, para além da visão que pais, educadores e congéneres já trazem dele.

Avaliações Psicológicas

  • Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem;

  • Despiste de suspeita de Psicopatologia;

  • Avaliação de estados de preocupação e/ou tristeza persistentes;

  • Avaliação de Perturbações do comportamento alimentar;

  • Avaliação da Ansiedade (generalizada, ataques de pânico, fobias);

  • Perturbações do comportamento.

Fases do Processo

entrevistaclinica.png

Entrevista Clínica (1 a 2 sessões): Implica uma conversa com os pais e adolescente para recolher informações sobre o objetivo/pedido da avaliação psicológica, os dados da história de vida relevantes para o processo de avaliação (preocupações, desenvolvimento, emoções, afetos, integração escolar, etc) e compreensão da história psicológica e médica caso seja relevante. Podem também ser contatados os agentes educativos ou outros significativos, para recolher informação, uma vez que se constituem elementos importantes para estabelecer o diagnóstico.


instrumentos.png

Seleção e Aplicação de Instrumentos (3 a 4 sessões): A partir da entrevista clínica, irão ser escolhidos os instrumentos a aplicar.


analiseeinterpretacaodosresultados.png

Análise e interpretação dos resultados: É o período em que o psicólogo analisa os resultados obtidos e formula as conclusões redigindo o relatório de avaliação psicológica. Não implica a presença física do adolescente e tem a duração mínima de duas semanas.


entregadorelatorio.png

Entrega do relatório (1 sessão): Há uma sessão reservada para a entrega e leitura do relatório, explicando as conclusões do processo avaliativo e esclarecendo todas as dúvidas que surjam. O objetivo do relatório de avaliação psicológica é veicular informação clara, percetível, global, estritamente necessária para o propósito do pedido e não demasiado técnica, evitando a possibilidade de interpretações erradas.